Poemas que gosto, poemas que nem gosto, mas que vem brincar por aqui por acaso...

Poema ao acaso

28 março, 2007

Resenha literária na Jovem Pan


Para ouvir o comentarista de literatura da Jovem Pan, Álvaro Alves de Faria, sobre "Volições" de Yara Camillo, o link é:

Yara na Jovem Pan

A resenha foi ar na rádio no dia 16/03/07, véspera do lançamento.

É preciso ter o RealPlayer, mas para quem não tiver: o download é gratuito.

Concerto de Semana Santa

26 março, 2007

Dia do Graffite

O “Dia do Graffite” passou a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de São Paulo, instituído pela Lei 13903/2004 sempre no dia 27 de março, em função da morte de Alex Vallauri em 1987 nesta data.

Pioneiro do graffite no Brasil, Vallauri será lembrado como ícone maior desta significativa arte urbana numa comemoração em grande estilo.


De 27 de março a 28 de Abril uma Exposição sobre o Dia do Graffite estará aberta ao público. Ver detalhes no Overmundo (informações no post de Feira Preta).

foto de Pablo di Giulio

23 março, 2007

Uma noite na Casa das Rosas com Yara

Muitas vezes a gente lê tanto sobre as pessoas, vê os eventos na Agenda Cultural, lê na imprensa sobre livros e escritores, mas nem sempre sabemos quem é quem. Cada noite de autógrafos é diferente, cada vernissage é diferente... apesar de terem bastante em comum, pois as pessoas e emoções são diversas. Não que um evento ou pessoas sejam mais importantes (afora a relevância conquistada para a opinião pública) do que outros.
Este foi o evento de Yara Camillo. No meio literário se diz que é um dos novos talentos, despontando na maturidade. Mas para se crer, quando se trata de escritor, é preciso mesmo ler.

Casa das Rosas, na Avenida Paulista, noite chuvosa de sábado, 17º dia de março de 2007. A música de Edson Tobinaga e Wilson Neves ocupou vários momentos e vários instrumentos.
O mesmo Wilson, polivalente, é o ilustrador do segundo livro de Yara, chamado "Volições", lançado pelo importante editor Massao Ohno.

De longe vieram outros escritores, como Lima Trindade, da Bahia, e amigos artistas de Londrina, Santos, Novo Horizonte.

Evento de Yara é assim: ela põe todo mundo para participar, como nos tempos de direção teatral. Assim, teve Gabriela Kimura e Marcelino Freire, talentos que já estão brilhando no mundo da literatura, lendo contos seus.
Por fim, Yara fez a leitura do conto "Dona Menina", um primor que já nasceu como clássico. Leia, enfim, um pouco de Yara Camillo:

DONA MENINA

Enquanto ele não vem, Meu Deus, eu vou por aqui tenteando, armengando um que outro namorico, só assim para ir mascando um pouco esse vazio que chega a doer no meio das pernas do mês, quando encontro nos dias da fertilidade de terra roxa, roxa terra morena-morená. Entra ano, vai des-ano, ninguém me vem aqui plantar, de modo que acabo aceitando uma que outra semente que o vento toca ou o passarinho solta, só para não ficar assim, sem função. Falando sem zás-trás, eu aceito um convite no depois do baile, um perfume e um abraço roliço, chamegos... No mais das vezes de gente de fora, que a gente aqui de dentro chamamos por nome de Branquelo, Gringo, Biribando... Dependendo do ar de cada um.

[ Trecho do conto "Dona Menina"]

Veja o vídeo no post anterior, feito por Ricardo Ohno.

Abaixo a lista (atualizada) de livrarias onde o livro pode ser comprado:

LIVRARIA CULTURA

Av. Paulista, 2073 e Shopping Villa-Lobos

3170-4033


LIVRARIA CORTEZ

Rua Bartira, 317 - Perdizes

3873-7111


LIMA BARRETO / RESERVA CULTURAL

Av. Paulista, 900 - Térreo Baixo - Bela Vista

3287-7858


LIVRARIA DA VILA (Vila, Lorena e Casa do Saber)

Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena

3814-5811


COMPANHIA DE LEITURA

Av. Dr. Vieira de Carvalho, 160 - Vila Buarque

3361-6151


RATO DE LIVRARIA

Rua do Paraíso, 790 - Aclimação

3266-4476


LIVRARIA DA ESQUINA

Rua Caetés, 489 – Esquina Rua Caiubí

3873-9331


MERCEARIA SÃO PEDRO

Rua Rodésia, Vila Madalena


SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Rua Marechal Deodoro, 3131 - Apto. 64 - 6º and.


Em MINAS GERAIS:

POÇOS DE CALDAS - MG

Libertas Livraria

Rua Rio de Janeiro, 389 - Centro

(35) 3722-6006


Ou pelo site www.literaturaonline.com.br

O vídeo do lançamento de "Volições"

20 março, 2007

19 março, 2007

Tema musical de hoje

Follow me - Pat Metheny , do álbum Imaginary Day

14 março, 2007

Ver no Overmundo

Mesmo quem não habita o Overmundo pode passar de vez em quando lá.
Dê uma olhada:
http://www.overmundo.com.br/overblog/da-pizza-de-jambu-a-biopirataria

09 março, 2007

Pizza de jambu

Li no Overmundo.com.br sobre um lugar conhecido nacionalmente em Belém, do Pará, por sua pizza de jambu. Fiquei surpresa e feliz. Agora entrei para o rol das pessoas que já ouviram falar de pizza de jambu.

Segundo Vladimir Cunha, que deu a dica no site, esse lugar, "Café Imaginário é também um dos pontos preferidos da turma que gosta de música instrumental e de espaços alternativos em Belém" e é frequentado por "artistas, músicos, jornalistas, artistas plásticos e demais integrantes da fauna boêmia local".

Pra quem não sabe, jambu é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará. Também é conhecida como agrião-do-pará. O jambu é muito utilizado na culinária paraense, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá (ai, que delícia!) e o pato no tucupi.
Que novidade para uma paulista! Adoro tacacá, mas nunca imaginei o jambu como ingrediente de uma pizza. Fiquei louca para experimentar. Morei quando criança em Belém, mas saí aos 4 anos e nunca mais voltei!

08 março, 2007

Lançamento de "Volições"



"Yara Camillo, ligada a experiências abertas e renovadoras de prosa e poesia, dará um esboço de oficina expondo suas idéias. Seus livros, "Hiatos" e "Volições", revelam uma contista bem-humorada, lírica, inquietante, com um toque pessoal penetrante. Também paulistana, move-se pelo mundo da nova literatura, feita de blogs, sites literários da Internet e edições restritas a grupos mais informados." (Chico Lopes, no site Verdes Trigos)

Não resta dúvida: é anotar na agenda o 17 de março de 2007 e ir pra Casa das Rosas ver o que Yara Camillo aprontou dessa vez, com a preciosa ajuda de Massao Ohno e Wilson Neves, que faz as ilustrações de um livro seu pela segunda vez, firmando uma linda parceria.

Yara já tem lançamento marcado para 2007. No dia 17 de março, em São Paulo, na Casa das Rosas (na Av. Paulista), a partir de 18h, estará autografando VOLIÇÕES, seu segundo livro, editado por Massao Ohno, editor de importância histórica e estética incontestável dentro de São Paulo, admirado por várias gerações de escritores e leitores.

05 março, 2007

Votação em jornal italiano



O Jornal Corriere della Serra (ITALIANO)está fazendo um enquete para
saber qual é considerado o maior piloto de F1 de todos os tempos.

O Schumacher estava ganhando, até um brasileiro descobrir a parada e
começar a espalhar o site de votação.

Para votar clique em:

http://www.corriere.it/appsSondaggi/pages/corriere/d_96.jsp

Como foi fevereiro

Fevereiro foi folia! Meu calendário mostrou o mês todo a africanidade do carnaval que não pulo.
Mas foi folia de ir à praia, bronzear-me para me aproximar um centésimo da nana negra acima. Foi folia de rever lindos lugares brasileiros, de rever queridos amigos.

O quadro é "Nana negra", de Niki de Saint-Phalle.

O novo Ano Novo...