Publiquei um texto no dia 18/05 no Overmundo, que terminou gerando polêmica sem querer.
O texto teve - até o momento - 166 votos e 56 comentários.
Creio que até a polêmica gerada serve para ilustrar como é essa comunidade online.
Creio que até a polêmica gerada serve para ilustrar como é essa comunidade online.
Os tipos do Overmundo
O que me chama a atenção a cada dia é a possibilidade de conhecer as idéias de pessoas dos mais longínquos municípios do Brasil onde a internet já se incorporou, através de textos, poemas, desenhos, vídeos. Ou simplesmente seus comentários sobre as colaborações dos demais membros do site colaborativo.
É claro que também ter à mão a Agenda e dicas do Guia em todo o Brasil - principalmente aquilo que só sai na imprensa local ou nem isso, é por si só interessante. Só isso já justificaria a existência do projeto.
Mas quem se torna membro assíduo do Overmundo termina não resistindo às discussões do Fórum, que só não se tornam mais aprofundadas porque alguns egos insistem às vezes em tentar sobrepor-se aos próprios temas. Mas também porque a vida chama e o tempo é curto.
No Overmundo também se identifica além da própria diversidade cultural, a diversidade de pessoas. Impossível fazer de fora uma segmentação dos mais de 14 mil membros (eram 12 mil quando rascunhei esse texto!). Mas a olho nu começam a se destacar alguns tipos.
- Há os que enviam textos detalhados, cheios de referências, links, informações trabalhadas e checadas, sempre com uma ou mais fotos. E agradam pelo trabalho que tiveram em pesquisar e fundamentar.
- Há os que - por pressa, falta de reflexão ou pouco tempo de Overmundo - enviam colaborações rasas, sem profundidade, sem detalhes, como a cumprir uma tarefa imposta de publicar algo a qualquer custo.
- Há os que tomaram para si a tarefa de edição, atividade não remunerada que procura garantir a qualidade do conteúdo do Overmundo, pelo menos do ponto de vista da correção da língua pátria, informações mais ricas ou publicação no canal correto. O que tem de gente que publica eventos datados no Guia! Vá na fila de edição e verá um exemplo agora mesmo. E nem sempre é consciente. Estes revisores de plantão eu até acho que deveriam ser conselheiros por mérito, mesmo que não por karma acumulado no período.
- Há os que gostam de comentar as colaborações e os que apenas votam silenciosamente.
- Há os que perseguem os overpontos, votando indiscriminadamente, não importando se gostou realmente da colaboração lida ou não. Mas esse é um tipo que não há como comprovar.
- Há os que você encontra em todo texto do Overblog que tenha um tema polêmico ou nos tópicos do Fórum, abrindo a discussão acirrada ou acendendo a pilha de outros.
- Há os que são conciliadores nas polêmicas, pacientes nas explicações, conscienciosos em relação aos problemas, pro ativos nas sugestões.
- Há os que ainda estão se sentindo perdidos, tentando entender as regras de um site participativo, onde publicar o quê, como fazer, como enviar.
- Há os exigentes, que não perdoam veteranos ou novatos que não lêem (ou não aceitam) as sugestões de edição, que retomam polêmicas encerradas nos fóruns abertos.
- Há os que questionam as regras e os que propõem cada vez mais regras.
- Há os que enviam colaborações realmente inéditas ou divulgações de locais, artistas ou iniciativas às quais dificilmente teríamos acesso.
- Há os que fazem propaganda de estabelecimentos comerciais, nem um pouco relacionados à cultura, desvirtuando totalmente a proposta do site.
Um exemplo é que eu tenho apenas dois amigos de longa data e mundo real que são do Overmundo: Joca Oeiras, amigo querido que à distância agora no Piauí, aliás, me apresentou o Overmundo, e Gobira, amigo da época de um grupo literário a quem não vejo pessoalmente há anos.
Eu li um dia no Overmundo que algumas pessoas estão escrevendo teses ou dissertações sobre o site. Vejam que interessante! Com tão pouco tempo de existência, o site já se coloca como um objeto relevante de reflexão. Graças à dica do Egeu Laus, exemplificando as virtudes de um site colaborativo, seguem alguns links para tópicos do Fórum nos quais se fala desses trabalhos científicos.
Quem se interessar, pode ler:
Trabalhos Científicos sobre o Overmundo http://www.overmundo.com.br/forum/trabalhos-cientificos-sobre-o-overmundo
Autora busca colaborações para "A internet e o compartilhamento da informação cultural: um estudo de caso do portal Overmundo"http://www.overmundo.com.br/forum/colabora-comigo
Nenhum comentário:
Postar um comentário