Que tal passear por Belo Horizonte, reconstituindo o trajeto dos escritores?
É o que nos possibilita Sergio Rosa e Marcus Assunção, na série Percurso dos Escritores, disponível no Guia do Overmundo.
Para começar, vamos até o Parque Memorial Américo Renné Gianneti: "É o cenário da esplêndida cena inicial do romance "O amanuense Belmiro", de Cyro dos Anjos. Ademais, o parque abrigou as aulas de pintura do mestre Guignard, chamado em 1942 por JK para conduzir um curso de pintura e desenho livre na cidade, que revelou inúmeros talentos."
Ao passar pelo Viaduto Santa Tereza, ficamos sabendo que: "Ao voltar das reuniões no Café Estrela na Rua da Bahia a caminho de casa, Carlos Drummond de Andrade inaugurou os trabalhos, trepando sobre os arcos do viaduto pela primeira vez. Anos depois, outros poetas foram tentados e tentariam a escalada, como os Quatro Cavaleiros do Apocalipse."
Terminamos a noite na Rua Guaicurus, que "no início do século passado, a Rua Guaicurus era o centro da zona boêmia de Belo Horizonte." Naquela época, "a noite avançada trazia os modernistas dos altos da Rua da Bahia para o caminho de prazeres, que Dantas Mota fixou como "País dos Guaicurus", na inacreditável multiplicidade de suas moças."
Para acompanhar mais posts sobre percursos depois.
Poemas que gosto, poemas que nem gosto, mas que vem brincar por aqui por acaso...
Poema ao acaso
31 maio, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário