Poemas que gosto, poemas que nem gosto, mas que vem brincar por aqui por acaso...

Poema ao acaso

31 maio, 2007

O percurso dos escritores em MG

Que tal passear por Belo Horizonte, reconstituindo o trajeto dos escritores?
É o que nos possibilita Sergio Rosa e Marcus Assunção, na série Percurso dos Escritores, disponível no Guia do Overmundo.

Para começar, vamos até o Parque Memorial Américo Renné Gianneti: "É o cenário da esplêndida cena inicial do romance "O amanuense Belmiro", de Cyro dos Anjos. Ademais, o parque abrigou as aulas de pintura do mestre Guignard, chamado em 1942 por JK para conduzir um curso de pintura e desenho livre na cidade, que revelou inúmeros talentos."

Ao passar pelo Viaduto Santa Tereza, ficamos sabendo que: "Ao voltar das reuniões no Café Estrela na Rua da Bahia a caminho de casa, Carlos Drummond de Andrade inaugurou os trabalhos, trepando sobre os arcos do viaduto pela primeira vez. Anos depois, outros poetas foram tentados e tentariam a escalada, como os Quatro Cavaleiros do Apocalipse."

Terminamos a noite na Rua Guaicurus, que "no início do século passado, a Rua Guaicurus era o centro da zona boêmia de Belo Horizonte." Naquela época, "a noite avançada trazia os modernistas dos altos da Rua da Bahia para o caminho de prazeres, que Dantas Mota fixou como "País dos Guaicurus", na inacreditável multiplicidade de suas moças."

Para acompanhar mais posts sobre percursos depois.

Nenhum comentário:

O novo Ano Novo...