Poemas que gosto, poemas que nem gosto, mas que vem brincar por aqui por acaso...

Poema ao acaso

18 junho, 2007

Olha o caminho da roça!

Por falar em brincadeira... o amigo do Overmundo, Pedro Vianna, de Belém, publicou interessante texto no Overblog - Olha o caminho da roça! - contando que:
  • A dança de quadrilha teve origem na Inglaterra, por volta dos séculos XIII e XIV.
  • A quadrilha chegou ao Brasil no século XIX, com a vinda da Corte Real portuguesa. Rapidamente essa dança de salão, típica da nobreza, caiu nas graças do nosso povo animado e festeiro.


Foto publicada por Pedro Vianna, no Overmundo
  • A quadrilha é dançada em homenagem aos santos juninos (Santo Antônio, São João e São Pedro) e para agradecer as boas colheitas na roça. Tal festejo é importante, pois o homem do campo é muito religioso, devoto e respeitoso a Deus. Dançar, comemorar e agradecer.
  • Em quase todo o Brasil, a quadrilha é dançada por um número par de casais e a quantidade de participantes da dança é determinada pelo tamanho do espaço que se tem para dançar. A quadrilha é comandada por um marcador, que orienta os casais, usando palavras afrancesadas e portuguesas. Existem diversas marcações para uma quadrilha e, a cada ano, vão surgindo novos comandos, baseados nos acontecimentos nacionais e na criatividade dos grupos e marcadores.
O texto repassa essas palavras afrancesadas - BALANCÊ (balancer), ANAVAN (en avant), RETURNÊ (returner), TUR (tour) e seus significados. Por fim, detalha os 21 passos da Quadrilha. Quase um "curso de quadrilha", que merece uma olhada.

Nenhum comentário:

O novo Ano Novo...