Poemas que gosto, poemas que nem gosto, mas que vem brincar por aqui por acaso...

Poema ao acaso

03 março, 2006

Brincando no parquinho

Quando eu tinha uns 9 anos e altura de uns 12, o guarda do parquinho dizia pra mim: "Menina, você já está muito grandinha pra brincar nesses brinquedinhos de criança. Vai quebrar. Deixa para os pequenos".

E assim, embora discordando que eu não fosse mais criança, destituída do meu direito fundamental, eu terminava evitando os brinquedos e me voltando para outras diversões como palavras cruzadas, gibis e a observação das pessoas, através da qual eu escrevia tantos textos mentalmente.

O parquinho era na Praça Rotary, a da Biblioteca Monteiro Lobato, no centro de São Paulo, onde fui criada. Anos depois, muitas histórias a contar de lá, mas isso é outro post, não vamos misturar as coisas.

A questão é que parei de fazer muitas coisas que gostava na vida, assim como se tivesse ainda um guardinha me dizendo pra parar. E hoje eu resolvi que já estou sim bem grandinha para deixar que isso aconteça.

O parquinho agora é todo meu, e eu convido quem quiser pra brincar comigo. Vamos aproveitar esse brinquedo velho que é escrever, e ir construindo outros.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu ainda adoro balançar, bem alto! IR e vir bem rápido! Só falta o balanço...
Que bom que você dispensou o guardinha chato! Esses guardinhas não ajudam em nada, só atrapalham. Depois de adulto, brincar torna-se uma ousadia. Adorei essa sua idéia de brincar de escrever. Por mais inocente que seja, escrever é sempre uma forma de se mostrar, de se expor. Parabéns pela audácia! Voltarei outras vezes no seu "parquinho" para brincarmos juntas.
Beijo grande!
Rê Moura

Anônimo disse...

Ei! Eu sou o guardinha, que é que vocês estão falando? Pode balançar aqui não. Por que vcs num vão ajudar a mãe de vocês a limpar a casa. Já estão grandinhas.

Bete disse...

Que legal!! Enfim está colocando os seus sonhos em prática! Escrever é muito bom, mesmo! e eu ficarei aqui lendo e torcendo por você. Manda prender o guardinha chato... Parabéns!!

Áurea disse...

AMANHÃ AINDA É DIA, E NUNCA VAI SER TARDE...PRA IR REALIZAR O SONHO!

O novo Ano Novo...